Utilização de Blogs na Educação
Os blogs são espaços muito interessantes, onde o aluno pode colaborar, criar, interagir, produzir, e assim se sentir valorizado pelos outros e orgulhoso de seus trabalhos. As atividades podem ser as mais variadas: Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blog. Mas, para que cumpram seus objetivos, eles precisam em primeiro lugar de propostas de atividades atraentes, para que os alunos se sintam motivados.
O blog é uma ferramenta com infinitas possibilidades. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que exercem sobre os jovens. Os professores, porém precisam, ter clareza sobre seus objetivos e estarem abertos a esta nova proposta.
Segundo a educadora Sônia Bertocchi os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos: “Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores. Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta.”
Um dos objetivos do blog é trabalhar a auto-estima dos alunos, muitos deles desinteressados ou agressivos. Por isso, os blogs precisam ser livres em sua proposta, sem restrição de comentários ou que exijam senhas para acesso ao conteúdo, senão é como se houvesse apenas uma mudança no ambiente de aprendizagem, mas com uma proposta totalmente tradicional.
Vejamos alguns números sobre os blogs:
15,5 milhões é o total de blogs do mundo
1 blog é criado a cada segundo
30% da população online dos EUA visitam blogs
Em junho foram criados 80 mil blogs por dia
Blogs com conteúdo político, estilo de vida, tecnologia e escritos por mulheres são os mais acessados.
Acho interessante o uso dos blogs porque eles desenvolvem nos alunos a habilidade de transformar informação em conhecimento, desenvolvem o espírito de colaboração, a reflexão e a crítica, o espírito de colaboração e automaticamente a construção do conhecimento.
Vemos, então que os blogs são ferramentas que possibilitam uma grande contribuição no processo ensino-aprendizagem e aumentam e fortalecem os laços de ligação professor-aluno, por isso, precisam ser mais explorados e utilizados pelos professores. E, nós, que atuamos nos LIE, devemos colocar à disposição dos professores esta ferramenta tão significativa e de tantos resultados com os alunos.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home