> Blogando e Aprendendo: DEPOIMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Blogando e Aprendendo

Thursday, November 23, 2006

DEPOIMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM



Eu já tinha ouvido falar sobre os blogs, mas não tinha a mínima idéia de como poderia ser utilizado na educação. Como não temos Internet na escola, não me envolvi muito neste tipo de atividade. Depois de entrar em contato com diversos blogs educacionais, comecei a ver todos os pontos positivos de sua utilização na educação. Eles abrem os canais de comunicação professor-aluno, e destes com o mundo; valorizam a produção dos alunos; ampliam a aprendizagem (os alunos são escritores, leitores e pensadores), relacionando os temas abordados em sala com o contexto do estudante; ultrapassam os muros do colégio, estabelecendo contato entre o conteúdo produzido e o público externo; estimulam a criatividade; aumentam a auto-estima, além da grande atração provocada e da facilidade com que são criados.
É interessante, também, porque não precisa ter uma periodicidade em relação às publicações, os professores usam o instrumento quando precisam divulgar algum texto novo para os alunos. Outra publicação só ocorre quando outro material precisa ser consultado ou postado.
A viabilidade de uso dos blogs na educação irá depender de como será conduzido o seu caminho, pois os blogs tem um potencial infinito, podendo até recriar o trabalho pedagógico, com o objetivo de envolver e incentivar mais os alunos.
As experiências e os resultados dos educadores que têm trabalhado com esta ferramenta, são muito positivas e animadoras, e nos mostram que a qualidade nas pesquisas, na produção de texto, no trabalho em equipe... na aprendizagem, aumenta muito quando os alunos percebem que o seu trabalho será publicado no blog, ou que eles poderão comentar algo que leram no blog de outras pessoas.
Com certeza, planejo usar esta ferramenta em breve. Adorei!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home